Edital SEMASDH 001/2017 convoca: Nínive Nogueira Simões
EDIANE VITOR DE SOUZA VITAL - Secretária Executiva
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 220, Centro, Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000
CNPJ: 14.946.241/0001-32
Informações sobre Atendimento: De Segunda à Sexta das 08:00 às 11:00 horas / 13:00 às 17:00 horas
Contato: EDIANE VITOR DE SOUZA VITAL
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fixo(s): Não Disponível
Celular(es): (28) 99971-7344
Fax: Não Disponível
Competências:A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Alegre, é um órgão diretamente ligado ao Chefe do Poder Executivo Municipal, tendo como âmbito de ação o planejamento, a coordenação, a execução e o controle de atividades relativas à área social e humana, onde compreende:
1. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar;
2. A promoção e coordenação do ser humano;
3. A promoção de acompanhamento de orientação educacional para Saúde e acompanhamento médico a gestantes e nutrizes;
4. A promoção de acompanhamento, vida em grupo para a 3ª idade;
5. A promoção de meio ambiente saudável a todos;
6. A promoção de apoio às iniciativas não governamentais;
7. A promoção de estímulo ao fortalecimento dos Conselhos Setoriais como fortalecimento do Conselho Municipal de Criança e Adolescente;
8. Desenvolvimento de programas de capacitação de aperfeiçoamento de recursos na área de Assistência Social;
9. A promoção de apoio sócio-familiar e projetos sociais nas comunidades;
10. A promoção de construção de prédios para atendimento na área, casas populares e albergues para cidadão migrante;
11. A execução de outras atividades correlatadas.
Setores vinculados à Secretaria: CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Cetro de Referência Especializado de Assistência Social), Casa Lar Tia Mortes (Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes) e Conselho Tutelar.
Fonte: Leis Municipais 2.331/1997 e 3.313/2014 <disponíveis em: https://www.alegre.es.leg.br/>
Alegre recebeu a primeira etapa de entregas do Cartão Reconstrução ES, auxílio financeiro concedido às famílias atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano. A solenidade ocorreu no Parque Getúlio Vargas, sede da Prefeitura Municipal do município, com as presenças da secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, que representou o Governador Renato Casagrade, do prefeito municipal, José Guilherme, da secretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Errozenilda Inácia e sua equipe, e do gerente do Banestes de Alegre, Luiz Alberto Entringer.
A solenidade foi simbólica devido ao momento de pandemia que o Estado vive. E de acordo com a secretária de Estado, até por este motivo, os cartões serão entregues de maneira fracionada, para não gerar aglomerações no Banestes ou nos estabelecimentos que estão aptos a receber o cartão.
Cada cartão conta com R$ 3 mil de crédito para investimento em materiais de construção, compra de móveis, utensílios do lar ou eletrodomésticos.
A lista de beneficiários pode ser consultada no site da Setades: www.setades.es.gov.br.
Para o prefeito municipal, José Guilherme, o auxílio chega em boa hora, pois beneficia os atingidos pelas chuvas, e também o comércio local. “Neste momento tão complicado em que vivemos por conta do novo coronavírus, o comércio precisa deste incentivo. O Governo do Estado, através do Governador Renato Casagrande, tem sido grande parceiro de Alegre, somos, em nome de todos que receberão esta ajuda, imensamente gratos por este momento”.
Após a solenidade, a secretária de Estado, Cyntia Figueira, esteve no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Alegre, para conhecer o espaço que foi entregue recentemente à comunidade, após longo período em reforma.